Vai ter lugar dia 8 de novembro a III caminhada micológica organizada pelos Baldios da Freguesia de Vilarinho, tendo como objetivo principal dar a conhecer a variedade dos cogumelos existentes na floresta, estando a informação ao longo do percurso a cargo dos Investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) Laboratório Associado da Universidade de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal da Lousã.

As inscrições poderão ser efetuadas até dia 6 de novembro, de forma presencial no gabinete dos Baldios em Vilarinho nos dias úteis entre as 9/12 horas e 14/17 horas, tendo em alternativa os contactos 239995075; 913815389 ou ainda o endereço eletrónico baldiosvilarinho@sapo.pt.

O programa terá o seu início pelas 09h30 com a receção dos inscritos junto à sede dos Baldios em Vilarinho, prevendo-se pouco depois o início da caminhada.

Definido um percurso na encosta sobranceira a Vilarinho com cerca de seis quilómetros e uma duração máxima de três horas para os percorrer, tendo em vista permitir o máximo de procura de cogumelos e a devida sensibilização ao produto recolhido, o almoço será servido no parque de merendas do Avelal, dotado com excelentes infraestruturas em plena serra, estando garantido os cogumelos fazerem parte da refeição.

Segundo as diretrizes da organização, os caminheiros deverão estar munidos de botas de campo, roupa confortável e impermeável, bem como ser portadores de cesto para recolha de cogumelos e o respetivo canivete.

As inscrições, que serão limitadas, terão o valor simbólico de um euro para os compartes e três euros para os não compartes, sendo compartes todos os que residem nos lugares de Vilarinho.

A chegada à sede dos Baldios que será feita pelo percurso da manhã está prevista pelas 17 horas, onde a grandeza dos Baldios, na opinião do Conselho Directivo, se resume numa simples expressão «Baldios, uma montanha de riquezas e aprendizagens».