Película será exibida na Lousã

Os Baldios de Vilarinho e sete Montes Veciñais de Galiza fazem parte de um documentário cujo trabalho apresenta as diferentes áreas comunitárias, com hábitos e costumes próprios, mas que das mais diversas formas se complementam.

A iniciativa partiu de Albert Román, da Cooperativa de Galiza Trespés, e que na planificação do trabalho definiu inserir a realidade de um Baldio de Portugal que fosse considerado um bom exemplo de gestão comunitária.

Através do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), parceiro dos Baldios de Vilarinho, os mesmos foram contatados pelo trabalho desenvolvido merecendo por parte da Cooperativa de Galiza Trespés a aceitação como o modelo pretendido.

Recolhidas as imagens e intervenções de colaboradores e responsáveis nas oito áreas comunitárias, a película que já foi apresentada em Pontevedra a 5 de maio, tem uma duração superior a hora e meia, tendo-se deslocado representantes dos Baldios de Vilarinho ao lançamento do documentário.

Prevendo-se a sua exibição na Lousã no dia 6 de julho no auditório da biblioteca municipal, foi-nos referido que a essência dos oito projetos são muito iguais onde a necessidade dos Povos tem culminado no esforço de valorizar o património através dos mais diversos investimentos financeiros e pessoais.

O documentário apresentaas inúmeras atividades desenvolvidas nos Baldios, cuja parte técnica e científicasão a orientação principal dos seus gestores.

A sua exibição na Lousã, e logo que tenha data definida, será tornada pública, sendo uma oportunidade para a Comunidade em geral, e Compartes em particular, assistirem e partilharem da realidade desse desenvolvimento.